Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Políticas & Finanças

Alívio na guerra Rússia x Ucrânia não traz paz para economia

Alemanha anuncia plano de três fases para lidar com o risco de falta de combustíveis. E joga bolsas no negativo
Os bombardeios em Kiev até podem ter diminuído após o arremedo de acordo fechado entre Rússia e Ucrânia na terça-feira. Nesta quarta, o que continuou rolando foi a guerra no nível do chão. E a batalha econômica, claro.
 
Era madrugada no Brasil quando a Alemanha anunciou que trabalha em um plano de emergência para reduzir a dependência de gás e carvão russos. Por enquanto, o pedido é para que famílias e indústrias economizem tanto quanto possível, enquanto o governo faz um levantamento do estado dos estoques. O pedido chega junto com uma nova onda de frio no país, que eleva a demanda dos combustíveis para calefação, isso após um mês de março atipicamente quente e ensolarado.
 
O plano de contingência que levaria a um racionamento tem mais dois estágios, isso se de fato houver escassez dos combustíveis. A falta de combustíveis ameaça principalmente a indústria e ameaça a economia alemã, a maior da Europa.
 
Existe uma pressão dentro da Alemanha para que se interrompa as compras da Rússia, ainda que metade do abastecimento venha do país. O governo de Vladimir Putin deu uma ajuda nessa decisão ao tentar impor que os pagamentos sejam feitos não mais em dólar, mas em rublos – uma medida para manter o dinheiro fluindo no país, já que as sanções do Ocidente drenaram a capacidade da Rússia negociar com a moeda americana. A Itália sofre pressão semelhante, e os dois países têm alegado que essa é uma quebra de contrato.
 
A potencial crise alemã colocou o petróleo de volta em trajetória de alta nesta quarta, após dois dias de baixa. O barril do tipo Brent, referência internacional, avançava perto de 2% pela manhã, negociado na faixa dos US$ 112.
 
As bolsas caminham na direção inversa, com queda na faixa de 1,5% do índice alemão Dax. É o mesmo sinal dos futuros das bolsas americanas. No fundo, o medo é um só: que a guerra cause ainda mais inflação e abale o crescimento econômico.
 
Fonte Revista VC S/A
Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com